Como calcular a carga horária de um curso para o certificado?

Como calcular a carga horária de um curso para o certificado?

Você sabe determinar qual será a carga horária do curso que você está pensando em ministrar?

Para um certificado ser válido para comprovação de atividades curriculares de atualização e aperfeiçoamento, para fins de prova de títulos junto a concursos públicos, ele precisa conter o maior número de informações possíveis, como data de realização, local, documento, ministrante, além, é claro, a carga horária.

O cálculo da carga horária varia muito, principalmente se o curso for online ou presencial.

No caso dos cursos presenciais, o cálculo é muito simples. Basta somar as horas que eles durarão.

Veja alguns exemplos:

  • Início do curso: 9h -> Término do curso: 11h = Carga horária: 2 horas
  • Início do curso: 8h -> Término do curso: 18h -> 2 horas para almoço = Carga horária: 8 horas
  • Início do curso sexta: 18h às 22h -> Sábado: 8h às 18h, com 2 horas de almoço -> Término do curso domingo: 8h às 12h = Carga horária: 16 horas

Já nos cursos online, há mais parâmetros que precisam ser verificados, como tempo que o aluno vai precisar para consumir o conteúdo e realizar as atividades propostas no curso, considerar o período, o cronograma previsto de atividades, entre outros fatores.

No caso de cursos síncronos, onde os professores e os alunos interagem ao vivo e ao mesmo tempo, o processo para o cálculo é igual ao presencial, isto é, basta somar o tempo de cada vídeo/aula.

Há também a categoria de cursos por vídeo sem interação, mas com tempo limitado. Nesta situação, a carga horária é baseada também no tempo de duração, sendo calculada como os presenciais.

Enquanto que para cursos assíncronos, que são aqueles que contêm aulas gravadas e exigências de atividades extras, já há bastante diferença, pois cada aluno estuda em seu próprio ritmo, de acordo com sua disposição. Portanto, precisam ser levadas em consideração as horas que os alunos gastarão com o tempo para realização das tarefas solicitadas, participação em fóruns, redações, leituras obrigatórias, etc., conforme cada curso específico.  Fora isso, é necessário analisar o perfil do público e os hábitos de cada aluno. Uma pessoa pode ler uma página em 2 minutos e outra levar 4 minutos para ler o mesmo conteúdo.

Então o cálculo da carga horária para esse tipo de curso é baseada em estimativas feitas na preparação do conteúdo programático e nas médias das atividades em experiências anteriores. Outra forma de obter esse tempo necessário é solicitar que algumas pessoas façam esse curso para que você possa medir o tempo.

Por exemplo, seu curso é dividido em vídeos gravados, e-book e artigos para leitura obrigatória, questionários de múltipla escolha e uma redação final. Cada uma dessas atividades leva um tempo para ser feito em média conforme abaixo:

5 vídeos gravados de 1 hora cada = 5 horas
1 ebook com 60 páginas (em média 2 minutos para cada página) = 2 horas
2 artigos com 5 páginas cada = 20 minutos
1 questionário de múltipla escolha com 20 perguntas (avaliado em experiências anteriores) = 1 hora e 40 minutos
Redação final = 1 hora e 30 minutos

Carga horária total = 10 horas e 30 minutos

Portanto, de forma geral, é fundamental a correta inclusão da carga horária em seus certificados para que seus alunos possam realmente utilizá-los como forma de comprovação de suas conquistas. 🙂

Fechar Menu