Qual a diferença entre um certificado digital e um certificado online?

Qual a diferença entre um certificado digital e um certificado online?

Com a evolução da tecnologia, foi necessário evoluir também os processos de assinaturas e segurança para que todos possam fazer diversas tarefas online que antes só eram possíveis presencialmente.  

Alguns desses processos abrangem a assinatura e envio de documentos pela internet, realização de transações bancárias e emissões de certificados para participantes de cursos e eventos.

Um certificado digital é um arquivo eletrônico que serve como identidade virtual para uma pessoa física ou jurídica,  e por ele pode se fazer transações online com garantia de autenticidade e com toda proteção das informações trocadas. É como se fosse uma carteira de identidade eletrônica que garante a identidade das partes envolvidas, com validade jurídica igual ao CPF ou CNPJ.

Muitas vezes, um certificado digital também é utilizado para envio de declarações da sua empresa, assinatura de notas fiscais e “Login” em ambientes virtuais com segurança. Eles também ajudam na desburocratização de processos uma vez que dispensa reconhecimento de firmas e também traz economia de tempo, já que os serviços são realizados pela internet.

Já, um certificado online é um arquivo, geralmente em PDF, disponibilizado eletronicamente em alguma plataforma digital, que informa a conclusão de um determinado curso ou treinamento ou participação em algum evento. Esses certificados podem substituir os impressos, uma vez que é muito interessante para os participantes terem a possibilidade de compartilhar seus certificados nas redes sociais e também tê-los disponíveis a todo momento, podendo acessá-los de qualquer dispositivo.

Além disso, certificados impressos acabam sofrendo com a ação do tempo quando ficam guardados. Optando pela geração de certificados online, a integridade do documento, que possuirá a mesma validade e autenticidade do impresso, é garantida.

Os certificados online são válidos na maioria das instituições uma vez que possuem todas as informações necessárias como datas, local e carga horária, além da possibilidade de se fazer a verificação de autenticidade online, como são os certificados emitidos pelo e-certificado.com. Cada certificado recebe um código único que o identifica e o valida, mostrando os dados do participante e do organizador que solicitou sua emissão. Vale lembrar que eles são certificados, não diplomas.

Portanto, apesar da similaridade entre os nomes, certificados digitais e certificados online são muito diferentes e atendem a demandas distintas.

Fontes:
Wikipedia – https://pt.wikipedia.org/wiki/Certificado_digital
Nibo – https://www.nibo.com.br/blog/certificado-digital-o-que-e/
Serasa Experian – https://serasa.certificadodigital.com.br/o-que-e/

Fechar Menu