Como elaborar o texto de meus certificados?

Como elaborar o texto de meus certificados?

Muitos organizadores não sabem exatamente o que colocar nos textos de seus certificados e, às vezes, deixam passar informações importantes e pequenos erros que podem comprometer a qualidade e a credibilidade do certificado.

É extremamente importante sempre colocar as principais informações como nome do curso ou evento, data ou período de realização, onde ele foi realizado ou se foi online, a carga horária e a assinatura do responsável.

Além dessas informações, pode-se agregar mais conteúdo, mencionando o CPF, o ministrante, dados do organizador (razão social e/ou CNPJ), conteúdo programático no verso, empresa do participante, nota da avaliação, aproveitamento, embasamento legal, entre outras.

Exemplos de textos

Seguem abaixo alguns exemplos que você poderá utilizar e adequar como preferir:

  • Certificamos que NOME DO PARTICIPANTE participou do curso ABC XPTO, realizado no período de 15 a 18 de janeiro de 2020, em São Paulo, SP, com carga horária de 12 horas.
  • Certificamos que NOME DO PARTICIPANTE participou como palestrante da Jornada ABC XPTO, realizado na Faculdade de Direito, no período de 15 a 18 de janeiro de 2020, em São Paulo, SP, perfazendo um total de 12 horas.
  • Certificamos que NOME DO PARTICIPANTE ministrou a palestra ABC XPTO durante a Jornada DEF XPTO, realizado na Faculdade de Direito, no período de 15 a 18 de janeiro de 2020, em São Paulo, SP, perfazendo um total de 12 horas.
  • Certificamos para todos os fins que NOME DO PARTICIPANTE, portador(a) do CPF {*documento*}, concluiu o curso ABC XPTO, realizado no dia 15 de janeiro de 2020, com carga horária de 12 horas e conteúdo programático relacionado no verso, promovido nas dependências da empresa ABC, R. José Silva, 123, São Paulo, SP.
  • Conferimos a NOME DO PARTICIPANTE o presente certificado pela participação no curso de ABC XPTO, organizado pela instituição DEF XPTO, no período de 10 a 15 de maio de 2020, em São Paulo – SP, com carga horária de 50 horas.
  • A instituição XYZ ABC declara que NOME DO PARTICIPANTE concluiu com êxito e frequência de 100% o treinamento ABC XPTO, realizado no período de 15 a 18 de janeiro de 2020, em São Paulo, SP, com carga horária de 12 horas.

Erros de português

Eventualmente acontece de passar um erro ou outro de português. Seguem abaixo alguns exemplos de erros comuns para serem evitados ao máximo. Fique atento:

  • Período de 15 a 18 de janeiro de 2020: este A não tem acento.
  • Separação entre sujeito e verbo: “Certificamos que NOME DO PARTICIPANTE participou” não tem vírgula.
  • Meses: os meses não têm letra maiúscula (abril, julho, novembro).
  • Horas: as abreviações hs ou hrs são erradas. Use 20h ou 20 horas.
  • Acentos: atenção ao acentuar ou não as palavras.

Sempre se atentando em concentrar o máximo de informações e a não cometer erros de português, com certeza seu certificado será perfeito.

Fechar Menu